Procurar
Entrar

Ajuda

Questões de Exame

Todas as questões e imagens usadas na plataforma Bom Condutor foram elaboradas pelo IMT e são as questões usadas nos centros de exame públicos (IMT) e privados (ACP, ANIECA, etc.).

O IMT disponibiliza publicamente as questões em formato PDF no seu website no entanto desde Janeiro de 2014 que estão em "atualização" e até agora ainda não voltaram a repor os documentos.

O IMT nunca disponibilizou publicamente as soluções de resposta às suas questões, apenas disponibilizou as questões sem a solução em formato PDF. Desta forma ninguém pode garantir que tem as soluções do IMT nem websites de testes de código nem mesmo empresas fabricantes de pens e livros.

Todas as nossas soluções são baseadas no código da estrada e outros documentos oficiais e são monitorizadas com frequência. Ajudamos diariamente utilizadores com dúvidas e sempre que analisamos uma questão verificamos a sua correção de acordo com o código da estrada.

Não podemos garantir que todas as nossas respostas estejam exatamente iguais às do IMT.

As questões da plataforma são atualizadas conforme as alterações feitas ao código da estrada, sempre que sai uma alteração atualizamos as questões.

Sempre que o IMT publicar novas questões, estas serão adicionadas à nossa base de dados.

Número total de questões na nossa base de dados por categoria:

  • Categoria AM: 508
  • Categoria A: 594
  • Categoria B: 3910
  • Categoria A+B: 4504
  • Categoria C: 307
  • Categoria D: 350

O IMT não publicou as imagens originais das questões, publicou apenas uma versão das imagens com uma resolução mais baixa, desta forma não temos possibilidade de usar imagens com melhor definição.

A dificuldade do teste tem como base a média da dificuldade das questões utilizadas no teste. Já a dificuldade das questões em si é calculada com base na frequência com que são respondidas incorretamente pelos nossos utilizadores.

Perfil

O Índice Bom Condutor (IBC) tem como objetivo indicar aos nossos utilizadores se já estão preparados para o exame teórico, para isso usamos todas as informações que recolhemos sobre os testes do utilizador, como por exemplo a quantidade de testes feitos, de perguntas vistas, média de respostas incorretas e testes feitos com sucesso.

Depois de analisarmos estas informações atribuímos alguns pontos ao desempenho do utilizador em cada categoria referida anteriormente, no final indicamos um valor de IBC de 0 a 100. Consideramos que um utilizador com IBC de 70 já está preparado para o exame, quanto mais próximo de 100 for esse valor melhor preparado está.

Todas as informações no IBC são referentes à categoria a que o utilizador é candidato, ou seja, a plataforma deteta automaticamente qual a categoria que o utilizador está a estudar e se fizer alguns testes de outras categorias estes não serão contabilizados para o índice de preparação.

Pode alterar a categoria a que é candidato nas suas definições de conta.

Ao realizar um teste recolhemos várias informações sobre a sua prestação, a aprovação ou reprovação no teste é apenas uma delas.

Para sabermos se um utilizador está preparado usamos a quantidade de questões erradas, a prestação do utilizador em cada tema entre outros fatores. Se a sua média de questões erradas por teste for de 2 questões e foi aprovado num teste mas com 3 erradas ou as questões que errou foram num tema onde tem uma grande percentagem de erros o Índice Bom Condutor irá refletir essa diminuição na prestação.

Preferimos indicar que está preparado para o exame quando está a errar apenas 1 questão de vez em quando do que a passar todos os testes com 3 questões erradas, qualquer deslize e não será aprovado no exame.

Outro fator que pode influenciar a perceção do valor do IBC é que o valor indicado no perfil é arredondado, por isso pode aumentar de 80,5 para 81 e não nota diferença, apesar do IBC ter aumentado 0,5 pontos.

Esclarecemos ainda que a prestação nos últimos 10 testes tem um peso maior do que os restantes.

Assim é completamente normal ser aprovado num teste e o IBC não alterar ou diminuir.

As questões guardadas como favoritas estão presentes na página de perfil, na tabela "Questões que já respondeu". Ao carregar na palavra "Favorita" no cabeçalho da tabela as questões ficarão ordenadas pelas questões que colocou como favoritas.

Não usamos a dificuldade dos testes como um fator relevante para o cálculo do IBC visto que a dificuldade das questões muitas vezes é subjetiva.

Não consideramos que seja uma métrica fidedigna ou útil para o cálculo da preparação do candidato para exame.

Os testes que recomendamos são baseados no perfil e na prestação dos nossos utilizadores nos testes.

Desta forma o índice Bom Condutor refletirá melhor o nível de preparação do utilizador e por isso aconselhamos todos os nossos utilizadores a fazer sempre o teste que recomendamos.

Plataforma

Independentemente do tipo de teste escolhido a base de dados das questões utilizadas é a mesma, todos os tipos de teste usam sempre que possível todos os temas da categoria.

O que muda são os critérios utilizados para a escolha das questões a apresentar.

  • Exame: Teste com questões aleatórias distribuidas equitativamente por tema. Prioridade: questões a que ainda não respondeu.
  • Novas: Teste apenas com questões que o utilizador ainda não tenha encontrado em testes anteriores. Prioridade: questões a que ainda não respondeu.
  • Temático: Teste com questões aleatórias do(s) tema(s) que selecionar. Prioridade: questões a que ainda não respondeu.
  • Difícil: Teste com algumas das questões mais falhadas pelos nossos utilizadores. Prioridade: questões a que ainda não respondeu.
  • Erradas: Teste com questões que foram erradas por si. Prioridade: questões que errou na última vez a que respondeu.

As questões em "prioridade" são questões a que damos prioridade quando geramos o teste, por exemplo, quando realiza um teste de questões erradas usamos apenas questões que errou no entanto damos prioridade (escolhemos primeiro) as questões a que respondeu incorretamente da última vez a que respondeu a essas questões.

A plataforma Bom Condutor é estritamente um serviço online de apoio ao estudo do código da estrada. Não damos aulas de condução nem temos parceria com nenhuma escola de conduçao para esse efeito.

Se procura uma escola de condução pode consultar o nosso diretório de escolas de condução aqui.

Encontramo-nos atualmente a desenvolver a aplicação Bom Condutor para ambas as plataformas. Estarão disponíveis brevemente.

Atualmente a plataforma está adaptada a dispositivos móveis e desta forma pode visitar-nos através do seu equipamento móvel sem problemas.

Navegar entre questões: ou N M
Se estiver num dispositivo com ecrã tátil também pode deslizar com o dedo para a esquerda ou para a direita para selecionar a próxima questão ou a anterior, respetivamente.

Selecionar respostas: 1 2 3 4 ou Q W E R ou A B C D

Ampliar imagem:       (Barra de Espaços)

Terminar teste: Enter

Pode visitar a página "Como Ajudar" para saber como pode contribuir para o crescimento da nossa plataforma.

Conta de Utilizador

Para recuperar a sua conta visite a página de recuperação de conta e digite o seu e-mail.

Enviar-lhe-emos um email com instruções de como entrar na sua conta, depois de seguir as instruções no email deve alterar a sua palavra-passe para algo que seja mais fácil de memorizar para si.

Para criar uma conta visite a página de criação de conta e digite o seu e-mail ou carregue no botão de entrar pelo facebook se assim o preferir.

Caso se registe com o seu endereço de e-mail enviar-lhe-emos um email com instruções de como entrar na sua conta. Este email contém uma palavra-passe temporária que deve alterar para algo que seja mais fácil de memorizar para si.

Pode alterar a sua palavra-passe nas preferências da sua conta em "Alterar Palavra-passe".

Pode alterar o seu email nas preferências da sua conta em "Alterar Email".

Se pretender apagar as suas estatísticas para começar de novo por exemplo, pode fazê-lo nas preferências da sua conta em "Apagar Estatísticas".

Pode alterar a categoria a que é candidato nas preferências da sua conta em "Candidato à categoria".

Caso não escolha a categoria a que é candidato a plataforma escolherá por si, verificando os testes que está a realizar.

Ao alterar a sua categoria não perde dados, apenas mostraremos as estatísticas da categoria escolhida. É útil alterar a categoria no caso de já ter feito testes da categoria B na nossa plataforma quando era candidato a categoria B, depois de tirar a carta da categoria B volta à plataforma para tirar a carta de categoria A, deve então alterar a categoria a que é candidato para A para se refletir nas suas estatísticas.

Geral

Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir (RHLC)

Artigo 43.º - Composição do teste

  1. Categorias B1 e B – 30 questões, sobre as disposições comuns relativas a todas as categorias de veículos, com exceção da categoria AM, constantes da secção II;
  2. Categorias A1, A2 e A – 40 questões, das quais 30 são sobre disposições comuns relativas a todas as categorias de veículos e 10 sobre as disposições específicas para estas categorias, respetivamente constantes da secção II e ponto I da secção III;
  3. Categorias A1, A2 e A, requerida por candidato habilitado com a categoria B1 ou B – 10 questões, sobre as disposições específicas relativas a estas categorias, constantes do ponto I da secção III;
  4. Categoria AM – 20 questões do programa específico desta categoria constante da secção I;
  5. Categorias C1 e C – 20 questões sobre as disposições específicas relativas a estas categorias, constantes dos pontos II e III da secção III;
  6. Categorias D1 e D – 20 questões sobre as disposições específicas relativas a estas categorias, constantes dos pontos II e IV da secção III.

Estas são as características que usamos nos nossos testes, relembramos apenas que quando escolhe o teste na nossa plataforma a categoria A é a que tem 10 questões para os candidatos que já têm a categoria B, o teste de categoria A + B é o que tem 40 questões para os candidatos que vão tirar a categoria A e não têm ainda carta de condução.

Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir (RHLC)

Artigo 47.º - Aprovação

Consoante o teste, nos termos do n.º 1 do artigo 43.º, seja composto por 30, 40, 10 ou 20 questões, são considerados «Aprovados» os candidatos que respondam de forma correta, respetivamente, a, pelo menos, 27, 36, 9 e 18 daquelas questões, salvo os candidatos da categoria AM, que são considerados «Aprovados» desde que respondam acertadamente a, pelo menos, 17 das questões colocadas

Regra geral apenas pode falhar 10% das questões do teste, exceto na categoria AM em que pode falhar 15% das questões.

  • Categorias B1 e B – 30 questões com um máximo de 3 questões erradas;
  • Categorias A1, A2 e A – 40 questões com um máximo de 4 erradas;
  • Categorias A1, A2 e A, requerida por candidato habilitado com a categoria B1 ou B – 10 questões com um máximo de 1 errada;
  • Categoria AM – 20 questões com um máximo de 3 erradas;
  • Categorias C1 e C – 20 questões com um máximo de 2 erradas;
  • Categorias D1 e D – 20 questões com um máximo de 2 erradas;

Deverá criar uma conta para poder acompanhar as suas estatísticas presentes no perfil de forma permanente e fazer os testes que lhe são recomendados pelo nosso algoritmo na página de testes.

Segundo a nossa experiência os utilizadores com um Índice Bom Condutor igual ou superior a 70% já estão prontos a ir a exame e quão mais próximos de 100% estiverem mais preparados estão para o exame.

Pode consultar o seu índice atual no perfil. O seu Índice Bom Condutor é calculado a partir dos testes que efetua para lhe dar uma ideia do quão preparado está para ir a exame.

Algumas dicas para o ajudarem no dia do exame: uma boa noite de sono no dia anterior, não fazer o exame de barriga vazia e tentar relaxar o melhor que conseguir.

Não se esqueça da sua licença de aprendizagem e do documento de identificação, caso contrário não lhe é permitido fazer o exame!

Na altura de responder às questões deve sempre ler cada uma duas vezes e ler com atenção todas as respostas. Se tiver dúvidas em alguma questão deve deixá-la para responder depois de todas as outras questões.

Geralmente os candidatos terminam o exame ainda com muito tempo de sobra, deve aproveitar este tempo para rever todas as respostas e confirmar se estão corretas.

Habilitação legal para conduzir

Títulos de condução

  • Categorias AM, A1 e B1: 16 anos
  • Categorias A2, B, BE, C1 e C1E: 18 anos
  • Categorias A: Mototciclos — 24 anos ou 20 anos com 2 anos de habilitação na categoria A2; Triciclos a motor com potência > a 15 Kw — 21 anos
  • Categorias C e CE: 21 anos ou 18 anos desde que, neste caso, possua a carta de qualificação de motorista, obtida nos termos do Decreto-Lei n.º 126/2009, de 27 de maio
  • Categorias D1 e D1E: 21 anos
  • Categorias D e DE: 24, ou 21 ou 23 anos, desde que, nestes casos, possua a carta de qualificação de motorista, obtida nos termos do Decreto-Lei n.º 126/2009, de 27 de maio.

Licenças de condução

  • Veículos agrícolas da categoria I: 16 anos
  • Veículos agrícolas das categorias II e III: 18 anos

Não respondemos à sua pergunta? Pode contactar-nos e expor a sua dúvida na nossa página de contacto.